Teria o líder um papel importante na Administração de Conflitos?

Mais que fundamental: não foi à toa que destinei um capítulo inteirinho de minha nova obra para abordar apenas esse assunto – e fiz questão de entitular o capítulo de “Gerenciando Emoções”. E antes que você encaminhe este post para o seu chefe ( como uma “indireta bem direta” ) para alguns comportamentos, eu já digo: se você quer ser mais um, apenas critique os erros do seu líder. Se quer ser um grande líder, aproveite para refletir em cima do que observa para fazer diferente quando estiver lá. Isso porque o maior aprendizado começa na observação dos erros e acertos alheios a fim de – em tudo – tirar uma lição.

Criticar uma liderança é bem mais fácil do que estar lá! Isso porque o maior desafio dos gestores é administrar emoções – em primeiro lugar as suas – e, depois, as emoções da equipe. Conduzir processos, ensinar técnicas e garantir que as normas da empresa sejam seguidas são tarefas simples perto de lidar com os diferentes perfis, valores e expectativas dos membros da equipe. Assim, seguem algumas dicas para ajudá-lo nessa difícil ( mas gratificante ) missão:

SEMPRE:

-Ouça as pessoas invidualmente e sem julgamentos
-Tome nota e considere apenas os fatos  ( e não apenas as emoções ) do ocorrido
-Peça ajuda a alguém mais experiente que você na avaliação da situação
-Reconheça imediamentamente seu erro ou o da equipe caso realmente os identifique
NUNCA:
-Exponha a situação e os envolvidos nela a quem não está dentro do conflito
-Coloque as pessoas frente a frente ( fazer acareação)
-Perca a postura, altere-se, discuta ou chame a atenção em publico
-Deixe um clima ruim depois do conflito

Por mais inevitáveis que sejam os conflitos, prevê-los e antecipar-se em ações corretivas ainda é a atitude mais assertiva a ser tomada por grandes líderes!!
Desejo-lhe boa sorte ( e muitos aprendizados ) neste desafio!!