Não! Você não está sozinho!!
A dificuldade em manter o foco que tem sido ( na minha e na opinião de alguns psicólogos ) diagnosticada erroneamente como TDAH ( Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade ) ou outros semelhantes, nada mais é do que uma verdadeira luta contra a maré que eu e você vivemos na atualidade.
Minha leiga e iniciante busca no mundo do marketing digital já me fez concluir que tudo, tudo é feito pra nos atrair, ou melhor dizendo, nos distrair . A combinação das cores, frases e imagens são perfeitamente pensadas para que você fique mais tempo aqui ( na frente desta tela ) do que ali, onde gostaria de estar agora. Sem contar a imensa cobrança em ser melhor em tudo: não basta fazer, tem que ser excelente!! Sim, porque as mídias sociais mostram que todos estão “muito bem, obrigado” e exibem isso sem qualquer vergonha ou repúdio: “só eu, só eu não consigo me dar bem e ter resultados naquilo em que me aplico!!”
Calma, nem tudo está perdido. Você não está sozinho e, se chegou até aqui ( neste texto desta sua autora que adora textões ) é um forte indício de que tem condições mínimas de focar e de conseguir, não só iniciar, mas concluir o que deseja. Então se ligue nas dicas:
* Escolha uma coisa: “Se você perseguir dois coelhos não vai alcançar nenhum dos dois”. Assim, quando sentar para estudar, trabalhar, ler ou qualquer outro, saiba que terá sua produtividade muito aumentada se direcioná-la para um só assunto
* Dê uma folga para seu cérebro: sabia que decidir cansa? Então já que escolheu o assunto aí em cima, faça o favor para o cérebro de não ter que tomar outras decisões como olhar no celular, na TV, ou pra qualquer coisa que tenha que o levar a decidir “de novo” pra onde se concentrar.
* Estipule um tempo ( razoável ): o cérebro é um órgão e, como todos os outros do nosso corpo, tem um tempo de vida útil entre ser utilizado, exercitado e fatigado. Assim, exija dele o suficiente pra que possa contar com ele de maneira crescente; e não o contrário.
* Anote: palavras-chave ao lado dos parágrafos ou um resumo dos tópicos vistos; isso vai ajudá-lo a reforçar ( com suas próprias palavras ) o que foi compreendido da mensagem. Servirá também para relembrá-lo, de forma resumida, quando precisar retomá-lo.
* Comemore o que conquistou: reforços positivos são sempre ótimas companhias e funcionam como estímulos para continuar melhorando sempre!!
Não…você não está sozinho…mas o seu interesse em buscar melhorar, mesmo que a passos lentos, é o que fará se destacar 🙂
Por isso, persista….e boa sorte 😉
( Pra escrever este texto busquei informações de vídeos, livros, artigos e entrevistas com Geronimo Theml, Augusto Cury, Eliete Rodrigues, Gary Keller e Jay Papasan )