Porque existem dois grandes problemas quando o assunto é “demissão”:
1) Pessoas que se mantém presas em um trabalho por uma vida toda apenas pelo MEDO de não encontrar uma oportunidade melhor;
2) Pessoas que são obcecadas por novas oportunidades e trocam de emprego como trocam de roupa sendo incapazes, muitas vezes, de identificar que o principal problema não reside nos ambientes, mas sim dentro DELAS MESMAS.
Confira, portanto, se o encerramento de um ciclo será ou não bem vindo:
1) Você deixou claro suas expectativas de crescimento e carreira dentro da empresa?
Porque não adianta dizer que a empresa não te deu oportunidades se você nunca manifestou o interesse de crescer lá dentro. Pelo contrário, apenas criticou e olhou com maus olhos os colaboradores que eram promovidos.
2) Você colocou em prática as orientações e feedbacks que recebeu no período em que esteve lá?
Por muitas vezes não atingimos o resultado que buscamos porque não correspondemos às expectativas da empresa. E isso pode estar claro em feedbacks ( formais e informais ) que nos são dados no dia a dia.
3) Você buscou entender e engajar-se na cultura da empresa através da participação em projetos, treinamentos e eventos dentro dela?
Somos atraídos para um lugar por muitos motivos mas é identificação com o ambiente que nos mantém lá. Entender e participar de tudo o que acontece na empresa é uma maneira de medir a nossa identificação com o propósito do lugar.
4) O mercado oferece melhores possibilidades de remuneração para pessoas com a mesma formação e bagagem que você.
Não adianta reclamar que seu salário está baixo se você não sabe onde quer chegar em termos de remuneração. As empresas, de uma maneira geral, possuem políticas que estabelecem critérios para remunerar os cargos dentro dela. Cabe a você identificar se pode ocupar um cargo que remunere melhor ou buscar uma empresa que remunere melhor seu cargo.
5) Você está ciente de que pessoas e situações difíceis farão parte de qualquer atividade profissional?
Colegas, colaboradores, líderes, diretores: todos os lugares são compostos de pessoas que terão comportamentos diferentes do nosso. Muitas delas, são as que consideramos “pessoas difíceis” e que em graus diferentes, irão exigir tolerância, paciência, empatia e muitas outras habilidades sociais da nossa parte.
6) A insatisfação que sente está associada a esse lugar e não é algo que costuma aparecer com frequência?
Frustração, estagnação, indiferença, angústia: analise todos os sentimentos negativos que este ambiente te provoca e certifique-se de que não é algo que tem a ver com você. Sendo algo seu, a probabilidade de, ao longo do tempo, eles voltarem é muito grande. Assim, cuide primeiro do seu “ambiente interno” para depois tomar decisões em relação ao seu “ambiente externo”.
Se você certificou-se de que os ítens anteriores foram cumpridos, não adie mais a decisão. Tem muita empresa interessada em investir em bons profissionais. Então: peça demissão!!