Profissional, carreira, familiar, emagrecimento, financeira, pessoal: já é possível encontrar acompanhamento e direcionamentos focados para diversos nichos de atuação coaching. O que, por um lado, parece ser “moda” ou banalização do nome e da profissão torna-se, ao meu ver, um excelente indício de que existe muita gente especializando-se em “ajudar gente”. Sim!! Porque, por mais que o lado comercial seja importante ( e necessário ) esse possivelmente foi ( ou deveria ser ) o primeiro objetivo de quem buscou a formação: ter condições de ajudar pessoas.
E uma atuação ética e profissional traz, sem dúvida, resultados positivos…sempre. Assim, se você tem vontade, necessidade ou, até mesmo, curiosidade de passar pelo processo, seguem algumas dicas na hora de escolher o profissional pra te acompanhar:
1) Em primeiro lugar, não tenha medo de perguntar ou fazer o primeiro contato com o profissional: por mais “estrelas” que os coaches pareçam ser ( e precisam parecer, muitas vezes, rsrs) , são pessoas acessíveis, disponíveis e com informações detalhadas para esclarecer suas dúvidas;
2) Certifique-se, claro, da formação do profissional: a condução de um processo de coaching é algo muito sério e delicado e vai muito mais além do que conversas e orientações. Ele precisa ter uma formação específica em uma instituição credenciada para formar Coaches;
3) Mais do que a formação, certifique-se de que se trata de alguém apresenta ( ou apresentou ) resultados práticos e visíveis em relação aos objetivos que você busca: o sucesso de um processo de coaching é ( também ) baseado na divisão de conhecimento entre ambos: nesse ponto, você poderá se beneficiar das experiências de sucesso que ele terá de compartilhar com você.
4) Mais do que tudo, é necessário haver conexão, flow, rapport ; palavras que podem ser difíceis de entender ou de explicar mas, sabe aquela sensação de não ver o tempo passando quando você está conversando com alguém? É exatamente assim que se sentirá quando estiver frente ao seu futuro Coach. O sentimento agradável no local e de troca de energia entre vocês é o que vai produzir os resultados do processo…que, depois disso tudo, virão!! Eu garanto.
 Lembre-se: existe muita gente especializando-se em ajudar gente!! Benefecie-se desta demanda e escolha o quanto antes o Seu Coach!!
** Uma homenagem aos meus queridos colegas que buscam fazer seus nomes como Coaches e também às dezenas de veteranos que tanto me ajudam, genuína e despretensiosamente,  com suas preciosas orientações.
Tem lugar pra todo mundo no mundo!!
Com carinho
Renata Gusmão